Saiba Como Montar uma Loja Virtual em 8 Passos

Quando pensamos em montar uma loja virtual logo vem a mente códigos, programações impossíveis de serem compreendidas e outra: por onde começar?

Nesse Post quero mostrar pra você que é possível construir um ecommerce  com muita facilidade e profissionalismo a partir do zero e é claro de maneira inteligente.

Vou mostrar que qualquer pessoa pode construir uma loja online de sucesso seguindo as 08 dicas abaixo.

Preparado?

Então, vamos…

1 – Escolha um domínio perfeito para o seu negócio:

O Seu domínio é a identidade da sua empresa na Internet e você precisa ser encontrado com mais facilidade pelos seus clientes e promover o seu negócio com muito mais qualidade.

Mantenha o seu domínio curto, sem nomes enormes, assim facilitará para os seus clientes te acharem com mais facilidade e reduzirá o risco de digitarem seu domínio errado na internet. Recomendamos colocar o nome da sua empresa.

Pesquise o seu domínio e veja se existe disponibilidade para uso. Veja se ninguém mais utiliza esse domínio, caso esteja sendo utilizado pesquise outro nome que mais se aproxime da identidade do seu negócio.

Torne o seu domínio memorável e agradável ao seu público. Assim você será melhor visto.

Use uma extensão apropriada para o seu domínio e escolha a que combine com o seu negócio.

As mais populares e recomendadas são .com ou .com.br, porém há diversos outros sufixos como .net, .edu, .org, .gov, .info, .biz, etc.

Vale ressaltar que quando você for criar a sua loja virtual, é muito melhor que você compre o domínio ao invés de utilizar plataformas em suas versões gratuitas. Quando você utiliza o nome dessas plataformas no seu domínio, está automaticamente transferindo a autoridade do seu site para elas. Além disso, gera uma aparência não muito profissional ao seu site. Exemplos: seusite.blogspot.com, seusite.wordpress.com, seusite.wix.com, etc…

2 – Escolha a Melhor Hospedagem para a sua loja virtual.

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre qual hospedagem contratar, qual é a melhor para se trabalhar, etc…

    • Antes de contratar qualquer tipo de hospedagem, certifique se a plataforma que você pretende usar para a construção do seu ecommerce funcionará dentro do servidor de hospedagem.

 

    • Avalie se a empresa de hospedagem possui uma boa equipe de suporte em português para poder lhe auxiliar em qualquer dúvida que você venha a ter. Caso você fale outro idioma como por exemplo o inglês, existem empresas americanas com excelentes serviços de hospedagem com suporte somente em inglês.

 

    • Se atente também para o espaço em disco em sua hospedagem. Quando você hospeda uma loja virtual, dependendo da quantidade de páginas, imagens e vídeos isso pode influenciar no bom funcionamento do seu ecommerce.

 

    • Avalie se a empresa de hospedagem que você escolheu tem uma boa reputação e se ela é bem vista pelos clientes.

 

    • Avalie se o gerenciamento do painel de controle da hospedagem é fácil, intuitivo no seu uso e se é em português.
    •  
    • Certifique Se sua hospedagem disponibiliza o certificado de Segurança SSL. Isso é fundamental e um dos recursos que ajuda a proteger a sua loja.
  • Avalie quantos e-mails você pode criar e qual o espaço de armazenamento para cada conta

3 – Escolha uma boa plataforma para sua Loja Virtual

Invista em uma plataforma que possa lhe proporcionar uma boa experiência e reputação para sua empresa na internet e que te dê liberdade em modificar o que for necessário sem custo adicional.

Abaixo vou referenciar alguns aspectos importantes que sua plataforma precisa ter para que você tenha sucesso na construção da sua loja Virtual;

  • Responsividade – Seu E-commerce precisa estar preparado para ser acessado por qualquer dispositivo móvel.

Uma Loja Virtual que se adapte automaticamente a qualquer tamanho de tela, permitindo que o seu cliente efetue a compra sem precisar acessar um computador, isso é muito gratificante.

Saiba mais sobre a importância da responsividade no seu site clicando aqui.

  • SEO – Search Engine Optimzation – A tradução é Otimização para Ferramentas de Busca. Ou seja o SEO é um conjunto de técnicas que seu site precisa ter para que as ferramentas de buscas possam da melhor forma indexá-lo e posicioná-lo numa boa classificação e assim você conseguirá obter muito mais visitas e consequentemente mais vendas em seu ecommerce vindas de buscas orgânicas (não pagas).

As buscas orgânicas são as buscas que todos nós fazemos nas ferramentas de busca, (como o Google).

    • Sua Plataforma precisa ser de fácil gerenciamento com um construtor de loja virtual intuitivo, sem precisar conhecer códigos, etc… a fim de facilitar o seu trabalho no desenvolvimento da sua Loja Online.

 

  • Obs: Recomendamos a plataforma WordPress com a Utilização do Plugin Woocommerce

4 – Personalize o seu Ecommerce com as principais páginas que um ecommerce precisa ter, baixe no E-book gratuito com todas as dicas. Clique aqui.

5 – Qualidade das imagens do seu produto

Utilize imagens de qualidade, pois são elas que passam profissionalismo, qualidade e um boa experiência de navegação e compra  para o seu cliente.

Alguns dizem ( e eu concordo) que os clientes antes de comprar o produto em nossa loja virtual, eles compram a boa imagem. Por esse motivo, invista em fotos do seu produto ou serviço de qualidade e não perca vendas.

6 – Integre as redes Sociais no seu no seu ecommerce e busque aumentar visibilidade do seu negócio na internet.

7 – Canais de comunicação com o cliente;

Sempre mantenha em seu site um canal de comunicação com os seus clientes ou futuros clientes (leads), colocando um formulário de contato, chat de atendimento online, telefone, whatsapp, etc…

8 – Integração com Meios de pagamentos

Tenha uma Loja Virtual que possa não apenas interagir com seu público alvo, mas que venda pela internet e te digo que atualmente existem plataformas que fornecem esse tipo de serviço integrando com vários meios de pagamentos.

Tenho certeza que com essas dicas você perceberá que construir uma loja virtual não é complicado e sim muito fácil.

 
 

Receba as melhores dicas para criar sua loja virtual lucrativa

Daniel Martins

Daniel Martins é empreendedor e trabalha com marketing digital, vendas pela internet e desenvolvimento web. Já atuou em diversos segmentos, porém hoje se dedica a instruir empreendedores a criar sua identidade digital. Estuda sobre marketing, negócios e estratégias ligadas ao mercado digital.

Website: https://www.sm7digital.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *